domingo, 10 de maio de 2009

Vaidade AUTORAL

Aí galera, tenho algumas duvidas e gostaria muito em colocar esse tema em discurssão, quem sabe assim poderiamos chegar a uma conclusão definitivamente clara do que seja a vaidade autoral.

Fui convidado a participar de uma reunião da AMAR, associação da qual faço parte ja algum tempo, em Salvador-Ba nos meados dos anos 90, tivemos um café da manhá muito agradavel, conheci muitos colegas, compositores renomados e gente de grandes gravadoras. Um dos palestrantes era um dos diretores da entidade, com quem tive a oportunidade e previlégio de conversar por bastante tempo.Ponto autoral, distribuição, conexos e obra de dominio publico foi um dos assuntos mais discutidos, sai dessa reunião convicto de que estavamos numa era muito mais tecnica do que poetica, ou seja, os compositores que hoje estao sendo gravados por artistas de nome ja não transpiram verssos e sentimentos como antes, é mais facil tentar seguir a mesma rota que levou ao seu ultimo hit, pois assim seus rendimentos estão garantidos ,isso quando muitas das vezes a obra não chega pronta em sua mão e ele participa apenas com o seu nome, requerendo muitas vezes uma participação leonina na divisão das arrecadações, afinal de contas é o nome dele que esta em evidencia.
Meus amigos, gostaria muito saber onde vamos parar? cadê a etica? poesia? alma?.... Enfim, o que eu gostaria abordar nesse tema, é exatamente a vaidade desses jovens fazedores de frases feitas, clichês ultrapassados e deselegante compostura com uma profissão nobre e cada dia mais dificil.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário